2 de fev. de 2008

Animação narra trajetória de menina iraniana

A animação francesa em preto e branco 'Persépolis' mostra a trajetória de uma adolescente iraniana durante os tempos difíceis da Revolução Islâmica, em 1979. A produção foi bem recebida internacionalmente, o que resultou em nomeações a importantes prêmios como a Palma de Ouro e o Oscar.

A história autobiográfica da iraniana Marjane Satrapi se passa em Teerã no ano de 1978. Marjane, uma garota de 8 anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Seu sonho é, porém, atrapalhado pela entrada da nova República Islâmica e o começo da era dos 'Guardiões da Revolução', que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. As restrições impostas pelo conflito alimentam a vontade de Marjane de mudar o mundo e seus pais acreditam que tal rebeldia pode prejudicá-la. Sendo assim, decidem mandá-la para a Áustria.

Longe de seus pais e de suas tradições, Marjane vive outras revoluções aos 14 anos: adolescência, liberdade e o peso do amor. As três personagens principais da animação são dubladas por grandes atrizes francesas: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve e Danielle Darrieux, que dão voz à jovem Marjane, sua mãe e sua avó. Catherine e Chiara também são mãe e filha na vida real. 'Persépolis' concorre ao Oscar de Melhor Animação de 2008 junto com 'Simpsons', 'Ratatouille' e 'Shrek'.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...