4 de mar. de 2010

HEROÍNAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Os traços femininos marcantes na personalidade das heroínas de histórias em quadrinhos vão ser o foco da exposição “Heroínas em HQ”, organizada pelo Sesc/PA, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os desenhos produzidos por quatro artistas paraenses vão acentuar características femininas de figuras como a Mulher Maravilha, a Garota Marvel e a Mulher Gato, além de outras. A mostra abre hoje e fica até o próximo dia 19, no Espaço Cultural Sesc Doca.

A coordenadora da Área Cultural de Cinema e Teatro do Sesc/PA, Marlize Muinhos, curadora da exposição, afirma que sempre quis produzir algo relacionado com as heroínas de histórias em quadrinhos, traçando um paralelo entre elas e o que representavam no universo feminino. “Entrei em contanto com os artistas e fizemos uma pesquisa para chegar a esse resultado. Concluímos que cada uma das heroínas pesquisadas representavam uma característica do universo feminino. Foi um trabalho muito interessante. Há muito tempo tinha vontade de realizar e agora apareceu a oportunidade”, diz.

A pesquisa feita por eles apontou alguns desses traços fundamentais para compor a exposição. A Mulher Maravilha, por exemplo, representa a perfeição. A Mulher Gavião e a Mulher Gato, a sobrevivência e a persistência. A Caçadora, o combate ao crime. A Supergirl e a Garota Marvel são os ícones da inocência e do carinho, enquanto a Tempestade e a Vampira, são, respectivamente, a responsabilidade e a carência. A Jean Gray é a personificação do amor e do poder. A Jubileu é a juventude. A Estelar, a Terra e a Mulher Hulk são a consciência trabalhadora.

Ao todo serão 15 desenhos feitos em formado A3, a maioria em preto e branco produzidos pelos artistas Filipe Mendes, Bené Nascimento, Pedro Vale e Fábio Jansen. “Optamos por fazer tudo em preto e branco como é o desenho de quadrinhos, apenas um artista que já tem um trabalho em cores vai manter esse traço na exposição. Nos trabalhos também serão usados o papel comum para esse tipo de desenho, para não descaracterizar o quadrinho”, explica a coordenadora.

Durante a mostra, Marlize conta que serão distribuídos questionários às visitantes para que possam descobrir com qual perfil das heroínas expostas elas se parecem. “Será uma brincadeira para homenagear as mulheres”, antecipa.

Serviço
Exposição “Heroínas em HQ”. Abre hoje, às 16h, no Espaço Cultural do Sesc Doca, na rua Senador Manoel Barata, 1873. A mostra estará aberta ao público entre os dias 5 e 19 de março, das 16h às 20h.

Matéria retirada do Jornal Amazônia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...