16 de dez. de 2010

PARAENSE É UM DOS MELHORES CARTUNISTAS DO MUNDO


O cartunista, chargista e caricaturista paraense Waldez Duarte, dos jornais O LIBERAL e Amazônia, venceu um dos concursos internacionais mais renomados de cartuns, o "The 2010 Unca and The United Nations Society of Writers & Artists Ranan Lurie Political Cartoon Award". O nome do ganhador foi divulgado no final da tarde de ontem. O salão elegeu os treze melhores trabalhos da categoria que refletiram o "espírito" e os "princípios" das Nações Unidas.

Com a oportunidade de abordar no cartum um tema à escolha, Waldez se inspirou em uma "questão em foco": o aquecimento global. Ele contou que, assim que as inscrições foram abertas, em julho deste ano, pensou em fugir da cena "repetida e comum" de geleiras derretidas. "Foi uma ideia completamente diferente. Fiz alusão ao cinema e coloquei na plateia os pinguins assistindo ao fim (do mundo). Veio primeiro a expressão do ‘The End’, mas depois pensei: ‘só a escrita?’. Daí, a ideia de a plateia serem os próprios pinguins", comentou.

O cartunista paraense confessou ainda não acreditar no primeiro lugar alcançado com o cartum publicado no jornal Amazônia. "É inacreditável, porque esse concurso envolve nomes como J. Bosco e Dálcio Machado. Vou passar 50 anos para acreditar que ganhei esse salão", brincou.

O segundo e o terceiro lugares ficaram com o suíço Silvan Wegmann, do jornal "Aargauer Zeitung"; e com o brasileiro Osmani Simanca, do impresso "A Tarde", respectivamente. Os demais trabalhos receberão plaquetas de menção honrosa.
 
Dono de um currículo com mais de 36 prêmios em charges, cartuns e caricaturas, em nível nacional e internacional, este é o quarto prêmio de Waldez apenas neste ano. Em 2010, Waldez ocupou o primeiro lugar no 1° Salão Goiânia Humor, na categoria charge; além de ter recebido duas menções honrosas, na categoria cartum, no 3° Salão Internacional de Humor da Amazônia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...