10 de jan. de 2011

MORRE INSPIRADOR DA SÉRIE BAND OF BROTHERS


O militar aposentado Richard “Dick” Winters, cuja história serviu de inspiração para a criação do livro e da minissérie “Band of brothers”, morreu aos 92 anos, na Pensilvânia. Ele sofria de Mal de Parkinson.

Na Segunda Guerra Mundial, Richard Winters comandou o 506º regimento de infantaria de paraquedistas da 101ª divisão de transporte aéreo, a "Easy Company", durante o Dia D, na Batalha da Normandia, que saltou de pára-quedas atrás das linhas alemãs para tomar o controlo da artilharia inimiga na praia de Utah, onde desembarcaram milhares de elementos das tropas aliadas. 

Mais tarde, participou na Batalha das Ardenas (França), na libertação do campo de concentração nazi de Dachau e na ocupação do "ninho da águia", o espaço de descanso de Adolf Hitler, localizado no alto de uma montanha em Betchtesgaden (Alemanha).

O percurso do oficial inspirou em 1992 o historiador americano Stephen Ambrose no livro "Irmãos de Armas" ("Band of Brothers", no título original), adaptado para televisão dez anos mais tarde por Steven Spielberg e Tom Hanks.
Em seus últimos anos, Winters preferiu viver recluso e sempre rejeitou o título de "herói". Detalhes sobre sua morte e funeral não foram anunciados.

Em “Band of brothers”, minissérie produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, Winters foi interpretado pelo ator britânico Damian Lewis.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...