8 de fev. de 2012

I MOSTRA RETROSPECTIVA DO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DA AMAZÔNIA

Começa amanhã (09/02), em Belém, a I Mostra Retrospectiva do Salão Internacional de Humor da Amazônia, no Centro Cultural SESC Boulevard, a Mostra traz para os ‘amantes dos traços’ o melhor do humor ecológico dos últimos anos.

A mostra veio para provocar reflexões sobre a relação do homem com o meio ambiente de uma forma irreverente e crítica.

Apesar de ser novo em comparação a outros salões nacionais, o Salão Internacional do Humor já recebeu milhares de visitações, trouxe grandes nomes do humor nacional e internacional e consagrou Belém como a capital do humor ecológico em 2010, quando ganhou o troféu HQMIX de melhor Salão de Humor da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG).

Segundo Biratan Porto, idealizador do evento, a primeira Mostra Retrospectiva serve para dar uma prévia do que vem por aí em setembro, quando será realizada a quarta edição do evento. “O objetivo maior da mostra é despertar no público uma expectativa para o 4º Salão Internacional de Humor, que já se configura como um grande evento. Cria-se, também, com essa mostra a oportunidade do encontro com as pessoas que não puderam contemplar o ótimo trabalho gráfico dos cartunistas do mundo inteiro apresentado nas três edições passadas”.
A Mostra Retrospectiva traz também oficinas, palestras e mais de 100 obras do acervo das edições anteriores que ficarão expostas de 9 de fevereiro a 8 de abril no espaço expositivo do SESC Boulevard. As caricaturas tratam sobre assuntos ambientais e são divididas nas categorias: ecologia, comunicação, chuva e tema livre.

Além disso apresenta também caricaturas sobre os homenageados nas edições passadas: o historiador Vicente Sales, o médico e ecologista Camilo Viana e o jornalista e escritor Euclides ‘Chembra’ Bandeira.

Na noite de abertura (09) da Mostra, às 19h30, será lançado e distribuído para o público o catálogo do III Salão de Humor com todas as caricaturas da última edição. No sábado (10), às 16h, o cartunista, caricaturista e ilustrador carioca Jorge Guidacci fará uma palestra sobre Videografismo, ténica que trabalha com a criação de toda a identidade visual e design gráfico de um produto audiovisual. A presença do cartunista será uma grande atração tanto para os quadrinistas e desenhistas paraenses, como para os leitores do saudoso jornal O Pasquim, do qual o Guidacci foi um grande colaborador. Além da palestra sobre videografismo, Guidacci vai ministrar a oficina “Criação de personagens com materiais alternativos”, no domingo, de 16 às 18h.

A Mostra traz também em sua programação a oficina ‘Desenho de Humor' com Biratan Porto e um debate com João Bosco, Sergio Bastos, Atorres, Casso e Biratan Porto sobre ‘Desenho de Humor: O mercado de trabalho e as novas tecnologias’.

No Hotel Hilton, João Bento e Levy farão caricaturas ao vivo de 8 às10h, no dia 14 de fevereiro e 12 de março, respectivamente.

O Centro Cultural SESC Boulevard fica aberto para visitação das caricaturas de terça a sábado, de 10 às 21h, e domingo de 9 às 13h e de 15 às 21h.

Serviço:
Salão Internacional de humor- mostra retrospectiva
Abertura: 09/02, 19h30
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 (em frente à Estação das Docas)
Informações:
(91) 3224-5305/5654 (Centro Cultural SESC Boulevard)
(91) 4005-9584 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC-PA)
Email: sescboulevard@gmail.com
Blog: http://sescboulevard.blogspot.com/
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...