Leonard Nimoy, ator norte-americano, conhecido por viver Mr. Spock na série de tv e filmes Star Trek/Jornada nas Estrelas morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos, por conta de uma obstrução pulmonar em fase terminal. Ele faleceu em sua casa no bairro de Bel Air, em Los Angeles.
Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou sua morte ao The New York Times.
Nimoy anunciou a doença ao público em 2014 e a atribuiu a anos de tabagismo, vício que havia abandonado já há mais de 30 anos. Ele foi hospitalizado no início da semana.
Leonard Nimoy teve a carreira marcada por seu papel como o lógico alienígena meio-humano, meio-vulcano Mr. Spock, de Jornada nas Estrelas/Star Trek, mas também atuou como diretor, roteirista, compositor, poeta e fotógrafo.
Sua grande oportunidade veio em 1966, quando foi escolhido pelo criador de Star Trek, Gene Roddenberry, para viver o emblemático Mr. Spock, a princípio, um personagem coadjuvante, um alienígena de tom diabólico e misterioso.
Ator sensível, Nimoy logo percebeu que o personagem — que muitos colegas consideravam um risco para qualquer carreira séria — era uma dádiva. Dedicou-se a compor um personagem complexo e cheio de nuances psicológicas, que pouco tinha a ver com os arquétipos da ficção científica.
De simples coadjuvante, o Spock de Nimoy virou um dos protagonistas da série e ganhou uma legião de fãs. Pelo personagem, Nimoy recebeu três indicações ao Emmy, o Oscar da TV americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário