31 de mar. de 2008

FAMÍLIA DE CRIADORES DE SUPERMAN TEM DIREITOS AO AUTORAIS

A Time Warner não é mais a única proprietária dos direitos de “Superman”.

Um juiz federal determinou na última quarta-feira (26) que os herdeiros de Jerry Siegel, que há 70 anos vendeu os direitos do herói criado por ele em parceria com Joe Shuster à DC Comics por US$ 130, estão autorizados a pedir parte dos direitos autorais do personagem nos Estados Unidos, informou reportagem do jornal “The New York Times”.

A decisão deixou intacto o acordo de direitos internacionais que a Time Warner mantém. A proporção que será recebida pelos herdeiros de Siegel pela uso do personagem desde 1999 ainda deve ser decidida pela Justiça. Também ficou em aberto se eles devem receber o pagamento da Warner Bros., braço cinematográfico da Time Warner, que lucrou US$ 200 milhões com ‘Superman returns’ em 2006, ou apenas da DC Comics.

A decisão da Justiça ameaça os planos da Warner Bros. de fazer novas produções protagonizadas pelo herói, se a decisão for matida, mesmo após recurso da Time Warner, ela pode reverter também os direitos do espólio de Shuster e dar aos herdeiros dos dois criadores controle do lucrativo personagem até pelo menos 2033.

Em 2006, uma decisão semelhante devolveu os direitos do Superboy à família de Siegel sem, no entanto, determinar se o personagem seria de fato usado como base para a série, também da Warner, “Smallville”. Houve recurso e o assunto permanece em aberto.

A família de Siegel vem lutando desde sua morte, em 1996, pelos direitos do heróis superlucrativo, vendidos e preço baixo por seu criador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...